O papel que a missão exerce (ou não) em Fé e Ordem de A igreja

Autores

  • Sarah Hinlicky Wilson Institute for Ecumenical Research in Strasbourg Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.25188/2447.7443.2014v22n2.52

Palavras-chave:

Ecumenismo, Missão, Comissão de Fé e Ordem, Koinonia, Pecado

Resumo

Missão é um jargão popular nos círculos ecumênicos de hoje, mas ainda permanece estranhamente vazio em conteúdo. Um exame do recente artigo “A Igreja” da Comissão de Fé e Ordem revela o quanto, a despeito do uso do conceito de missão, sua eclesiologia é dominada por uma abordagem institucionalizada, introspectiva e focada no clero, o que simplesmente reforça todas das mais intratáveis divisões entre as igrejas. É também notável a ausência de qualquer discussão sobre pecado ou interpretação da história da igreja. Sugere-se que um compromisso mais profundo com a prática e a teologia missionárias possa romper o atual impasse na eclesiologia ecumênica.

Biografia do Autor

  • Sarah Hinlicky Wilson, Institute for Ecumenical Research in Strasbourg

    Sarah Hinlicky Wilson (Dr.) is Assistant Research Professor at the Institute for Ecumenical Research in Strasbourg, France; a pastor in the Evangelical Lutheran Church in America; and the editor of the theological quarterly journal Lutheran Forum. E-mail: sarah.hinlickywilson@strasbourginstitute.org. A previous version of this paper was presented at a colloquium at the Istituto di Studi Ecumenici San Bernardino in Venice, Italy.

Downloads

Publicado

01.12.2014

Como Citar

O papel que a missão exerce (ou não) em Fé e Ordem de A igreja. (2014). Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional, 22(2), 91-101. https://doi.org/10.25188/2447.7443.2014v22n2.52