Ideais reformatórios abarcados pelo Pietismo que se secularizaram no Iluminismo alemão do século 19
DOI:
https://doi.org/10.25188/2447.7443.2012v20n193Palabras clave:
Pietismo e Iluminismo, Immanuel Kant, Philip Jacob Spener, secularizaçãoResumen
Constata-se, no meio teológico, uma profunda depreciação do Iluminismo alemão do séc. 18, o que, em parte, não é lícito. Por mais que o Iluminismo tenha trazido algumas consequências ruins para campo teológico, é necessário relembrar qual foi o contexto que levou Immanuel Kant a iniciar tal movimento racional. Tempos antes nascia, no coração dos alemães, a preocupação para com o próximo, a preocupação com uma vida santificada. Inicialmente, por meio de Philip Jacob Spener, nascia o movimento piedoso alemão (Pietismo). A santificação, em meio a toda a ideologia da justificação abordada pela ortodoxia luterana, é priorizada por esse movimento, bem como o encontro do humano com o divino, que se torna o centro do ser corpo de Cristo. A presente abordagem tenta verificar o que ambos, Pietismo e Iluminismo, têm em comum. Num primeiro momento, apresenta-se o movimento pietista com seus representantes e enfoques. Num segundo momento, faz-se a abordagem do Iluminismo alemão. E, num terceiro momento, a herança do Pietismo, presente no Iluminismo, é esboçada. Conclui-se que há, entre Spener e Kant, entre Pietismo e Iluminismo, muito mais congruências do que normalmente se costuma pensar.
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