Uma análise do desenvolvimento histórico da educação teológica indígena no Protestantismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.25188/2447.7443.2011v19n1108Palabras clave:
Formação teológica indígena, currículo teológicoResumen
O presente artigo apresenta a história, de aproximadamente três décadas, que diz respeito a dois Institutos Bíblicos e um Centro de Treinamento Bíblico. O Instituto Bíblico Reverendo Felipe Landes e Cades Barneia, no Estado do Mato Grosso do Sul, localizados nas cidades de Dourados e Aquidauana, e o Centro de Treinamento Ami, no Estado do Mato Grosso, localizado na Chapada dos Guimarães. Essas instituições estão voltadas para o preparo de líderes evangélicos indígenas e possuem indígenas em sua liderança e no quadro de docentes. A história apresentada nesta pesquisa começa em 1978. O caminho percorrido por essas escolas é o mesmo que os nossos Seminários e Faculdades Teológicas no Brasil, voltados para não-indígenas. Expõe os principais componentes dessas instituições teológicas, sistematizando uma série de informações nesse aspecto. Analisa os principais componentes tais como: objetivos, currículos, corpo discente e docente, levantando questões pertinentes a cada um desses tópicos. E finaliza apresentando cinco sugestões, em forma de passos, a fim de ser mais prático, na busca de uma educação teológica relevante. Reconhece a necessidade de estudos futuros que abarquem outros aspectos não trabalhados aqui.
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