Uma análise do desenvolvimento histórico da educação teológica indígena no Protestantismo brasileiro

Autores

  • Paulo Oliveira Associação Linguística Evangélica Missionária – ALEM Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.25188/2447.7443.2011v19n1108

Palavras-chave:

Formação teológica indígena, currículo teológico

Resumo

O presente artigo apresenta a história, de aproximadamente três décadas, que diz respeito a dois Institutos Bíblicos e um Centro de Treinamento Bíblico. O Instituto Bíblico Reverendo Felipe Landes e Cades Barneia, no Estado do Mato Grosso do Sul, localizados nas cidades de Dourados e Aquidauana, e o Centro de Treinamento Ami, no Estado do Mato Grosso, localizado na Chapada dos Guimarães. Essas instituições estão voltadas para o preparo de líderes evangélicos indígenas e possuem indígenas em sua liderança e no quadro de docentes. A história apresentada nesta pesquisa começa em 1978. O caminho percorrido por essas escolas é o mesmo que os nossos Seminários e Faculdades Teológicas no Brasil, voltados para não-indígenas. Expõe os principais componentes dessas instituições teológicas, sistematizando uma série de informações nesse aspecto. Analisa os principais componentes tais como: objetivos, currículos, corpo discente e docente, levantando questões pertinentes a cada um desses tópicos. E finaliza apresentando cinco sugestões, em forma de passos, a fim de ser mais prático, na busca de uma educação teológica relevante. Reconhece a necessidade de estudos futuros que abarquem outros aspectos não trabalhados aqui.

Biografia do Autor

  • Paulo Oliveira, Associação Linguística Evangélica Missionária – ALEM

    Paulo César Duarte de Oliveira é brasileiro, natural de Garanhuns – Pernambuco, casado com Quézia Mosti de Oliveira, pai do Jônatas e da Miriam. Bacharel em Teologia e Master of Divinity com especialização em Igreja, Cultura e Sociedade pela Faculdade Teológica Sul Americana, Londrina, PR. Doutorando em Teologia com ênfase em missiologia pelo Programa de Doctorado Latino Americano – PRODOLA – da Universidad Evangélica de Las Américas, San José, Costa Rica. Missionário da Associação Linguística Evangélica Missionária – ALEM. Como missionário, fez parte da equipe que traduziu o Novo Testamento na língua Tembé. E-mail: pauloquezia@gmail.com.

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Publicado

01.06.2011

Como Citar

Uma análise do desenvolvimento histórico da educação teológica indígena no Protestantismo brasileiro. (2011). Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional, 19(1), 144-195. https://doi.org/10.25188/2447.7443.2011v19n1108