História do culto infantil e seu propósito na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.25188/2447.7443.2012v20n191Palavras-chave:
Escola Dominical, Kindergottesdienst, Culto InfantilResumo
O texto apresenta pesquisa histórica sobre o contexto de educação cristã, específico para a infância, através dos tempos: da Kinderpredigten na época de Lutero, passando pela Sonntagsschule alemã, pela Escola Dominical inglesa e norte-americana, pelo Kindergottesdienst, que veio ao Brasil com os imigrantes alemães luteranos, no início do século 19, até o Culto Infantil dos dias atuais, com o propósito de oportunizar o crescimento na fé, como resposta à ação salvífica de Deus no batismo. Esse crescimento se dá pela pregação do evangelho: anúncio da Palavra e ação de Deus em favor da pessoa, por graça e misericórdia; pela relação de intimidade: espiritualidade cultivada e expressa de forma cúltica; e pela vivência da fé: no âmbito pessoal e comunitário, testemunhando a fé em ações concretas. É um desafio, hoje, fortalecer o culto infantil pela redescoberta de sua função e propósito; pela capacitação dos que nele atuam; pelo aprofundamento, contextualização dos conteúdos de fé; pela apropriação de metodologias criativas e emancipatórias; pela criação de formas alternativas de buscar as crianças que não participam; pelo despertar do compromisso dos pais; pela postura da igreja em retomar suas prioridades com a educação na fé cristã.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marilze Wischral Rodrigues (Autor/a)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.